Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Comunicado sobre a morte de um projeto político que mal nasceu

A cumprir a palavra que deu aos principais líderes do partido, o deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente do União Brasil, anuncia hoje que será candidato à vaga de Bolsonaro nas eleições de outubro. Isso significará o fim da chamada terceira via.

MDB, PSDB, Cidadania e União Brasil haviam se juntado para escolher um nome que, com o seu apoio, se apresentaria como nem Lula nem Bolsonaro. Mas, pressionado pelo governo federal, Bivar deu para trás. Com isso pretende ajudar Bolsonaro a se reeleger.

João Doria, ex-governador de São Paulo, candidato do PSDB a presidente da República, amou a decisão de Bivar. O União Brasil é o maior partido brasileiro, por isso mesmo o mais rico, e dono do maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Doria corria o risco de ser rifado, dando lugar a um nome de consenso dos quatro partidos. Agora, sente-se mais à vontade para ser candidato até o fim, salvo se em julho ou agosto próximos ainda estiver mal nas pesquisas de intenção de voto.

Hoje, Doria estará em Brasília para uma série de encontros e, à noite, para jantar com a bancada de deputados federais do PSDB na casa do deputado Adolfo Viana de Castro Neto (BA). Dos 24 deputados do partido, 16 apoiam Doria.

Na semana passada, em conversa por telefone, Doria ouviu Baleia Rossi (SP), líder do MDB na Câmara, dizer:

“A única coisa que eu tenho para entregar com certeza é a candidatura a presidente da senadora Simone Tebet (MDB-MS)”.

Doria respondeu:

“Que ótimo. Gosto muito dela. Simone seria uma excelente candidata a vice”.

Com base em que Doria apoiaria Simone? Por que capenga nas pesquisas? Simone também. Por que seu índice de rejeição é o quarto mais alto? Bem, por tal critério, os três mais rejeitados, Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes, não deveriam se candidatar.

Vanusa, mulher, negra e baiana, cozinheira de Doria, tem índice zero de rejeição. Por que ela não poderia ser candidata? – brinca Doria. Simone governou Três Lagoas, cidade de 123 mil habitantes. Só Sacomã, bairro da capital paulista, tem 132 mil habitantes.

Um critério de desempate entre Doria e Simone seriam as pesquisas eleitorais. Marca-se uma data para isso. Escolhem-se três ou quatro pesquisas de respeitados institutos. Tira-se a média. Quem estiver na frente será o candidato. Parece justo.

Ocorre que com a fuga do União Brasil, o projeto da terceira via simplesmente está condenado a ir para o espaço. (Via: Blog do Noblat)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia