Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Pernambuco alcança recorde de deputadas federais eleitas e escolhe primeira senadora

As eleições de 2022, em Pernambuco, tiveram como destaques o público feminino. De forma inédita, o estado vai contar com uma senadora, além de envolver um segundo turno inédito entre duas candidatas. Além disso, houve também a escolha da maior quantidade de deputadas federais. 

Dessa maneira, a bancada feminina vai ter três representantes, o que configura um recorde na história. Na disputa do posto governamental do estado, Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) chefiaram o primeiro turno e definiram o pleito no turno final. Enquanto a primeira teve 23,97% dos votos válidos, a segunda adquiriu cerca de 20,58%. 

Vale ressaltar que, até hoje, nenhuma mulher ocupou o governo do estado, sendo eleita como cabeça de chapa. Já no Senado Federal, a partir do ano que vem, Pernambuco vai ter a primeira mulher a ocupar uma das três vagas direcionadas ao estado, já que Teresa Leitão (PT) teve mais de 2 milhões de votos no último domingo (2). 

No quadro da Câmara Federal, três mulheres foram eleitas: Clarissa Tércio (PP), com 240 mil votos, no segundo lugar; Maria Arraes, ficou em 11°, com 104 mil votos; e Iza Arruda (MDB), que figurou na 12ª colocação, com 103 mil votos.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia