A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, não será ministra no governo Lula em 2023. A confirmação foi dada pelo próprio presidente eleito, em entevista coletiva nesta sexta-feira (2), no gabinete do governo de transição.
Lula confirmou a informação de que teria informado à Gleisi sobre ela não ser nomeada para um ministério e afirmou que designou a ela a missão de continuar liderando a articulação política do partido como presidente nacional da sigla, que segundo ele, tem o posto mais importante que o de qualquer ministro.
"Eu tive uma discussão com a companheira Gleisi e disse pra ela que, primeiro, o PT é um partido muito grande, muito importante, majoritário na montagem da governança dentro do Congresso Nacional. E é extremamente importante que uma figura importante como a Gleisi, possivelmente a melhor presidente de partido em atividade é essa companheira, de uma qualidade extraordinária a quem devo muito a minha vitória. O partido deve muito à dedicação dela. E eu achei que não é importante desmontar o partido porque nós ganhamos as eleições. A companheira Gelisi tem um papel que não é mais importante que o presidente da República, mas é muito importante manter o PT se fortalecendo", afirmou Lula.
"Tem outras pessoas que podem representá-la perfeitamente no governo, a começar pela presidência da República. O que eu quis dizer quando falei que ela não ia ser ministra é na verdade um reconhecimento do papael que ela tem na organização política do partido no Brasil. Ser presidente desse partido hoje é tão ou mais importante do que ser qualquer ministra. Ela vai ter muito trabalho, muito mais que qualquer ministro", completou Lula.
Vídeo:
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.