O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um pronunciamento na tarde desta quarta-feira (26) após ter se tornado réu em ação que tramitou na primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros aceitaram a denúncia por unanimidade.
Para Bolsonaro, “os ministros estavam na dúvida em qual artigo o acusar”. Disse ainda que “golpe não tem norma, tem conspiração”. O ex-presidente acredita que há algo pessoal contra ele e as acusações são infundadas.
Em outro momento do seu discurso botou em cheque a lisura das urnas eletrônicas e citou uma decisão da Justiça que disse ser o voto impresso colocava em risco a segurança das eleições e o sigilo do voto.
Sobre o processo no STF
Além do ex-presidente, veja quem compõe a lista de acusados do “núcleo 1”, grupo crucial na suposta trama golpista, cuja denúncia foi recebida:
Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha do Brasil;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
Augusto Heleno, general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
e Walter Braga Netto, general e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, além de ter sido candidato a vice de Bolsonaro em 2022.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.