A bancada do Partido Novo na Câmara dos Deputados e no Senado acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) contra uma declaração dada pela ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, de associar o crédito consignado ao "empréstimo do Lula". A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
No último domingo (24), Gleisi usou as redes sociais para promover o novo programa de crédito consignado. No vídeo, ela disse: “Apertou o orçamento? O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”.
A oposição interpretou a declaração na campanha como irregular e os integrantes do Novo entraram com representação junto ao TCU para proibir o uso do termo "empréstimo do Lula". Assinaram o pedido os deputados Adriana Ventura, Marcel van Hattem, Gilson Marques, Ricardo Salles e o senador Eduardo Girão.
Na representação, os parlamentares defendem uma “medida cautelar inaudita altera para proibir, até que essa Corte decida o mérito da questão suscitada, a veiculação de novas peças de publicidade de cunho semelhante àquela denominada ‘Empréstimo do Lula’, tanto em canais oficiais das pastas ministeriais quanto nas redes pessoais dos Ministros de Estado".
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.