Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Lula sofre para manter aliados no Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está enfrentando problemas com partidos do Centrão, e o PT também tem tido conflitos com aliados desses partidos no Nordeste, onde Lula costuma ter vantagem política.

As disputas estão relacionadas à formação de alianças para as eleições de 2026.

Um dos obstáculos é a federação entre União Brasil e PP, que quer deixar o governo e dificulta parcerias com o PT nos estados.

A possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), poderia afetar as alianças do Republicanos  e do PSD, liderado por Gilberto Kassab.

O PSD também tem Ratinho Júnior, governador do Paraná, como pré-candidato à Presidência.

A federação entre União Brasil e PP já fez o ministro do Turismo, Celso Sabino, pedir demissão. Há pressão para que o ministro do Esporte, André Fufuca, faça o mesmo.

No Nordeste, o PP é aliado do PT em estados como Ceará, Bahia e Paraíba, mas a federação com a União Brasil pode levar esses partidos para a oposição.

No Ceará, uma parte da União Brasil é próxima do PT, mas outro grupo, que se aproxima do ex-governador Ciro Gomes (PDT), crítico de Lula, quer formar uma aliança de oposição com o PL de Bolsonaro.

Em Pernambuco, o PP já se afastou do PT.  Uma parte da União Brasil no estado é próxima do PT, mas há movimentos da oposição contra o governo Lula.

“A gente precisa ver qual será o cenário nacional. Aqui no Nordeste existe uma tendência para Lula, mas precisa saber quem vai ser o candidato definido pela direita, centro-direita e centro-esquerda para poder enfrentar Lula. Se tiver um candidato que agregue todas essas frentes, muda o quadro”, disse o deputado Claudio Cajado (PP-BA).

Incertezas no PSD

Os governadores de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD),  mantêm diálogo com o governo federal, mas também têm rivalidades com aliados de Lula.

Raquel é adversária de João Campos, presidente do PSB e prefeito do Recife, enquanto Mitidieri briga com Rogério Carvalho, líder do governo no Senado.

No Maranhão, o PSD está afastado do PT e planeja lançar um candidato a governador contra o grupo de Lula.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram