O pastor Nerivaldo Jesus Santos, de 44 anos, líder da Assembleia de Deus Trindade Santa, localizada em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, foi preso na segunda-feira (15) suspeito de abusar sexualmente de fiéis.
De acordo com os relatos das vítimas, ele cometia os atos sob a justificativa de serem situais de purificação e libertação para as vítimas. Durante as pregações, o líder religioso chegou a mencionar a existência de “íncubos e súcubos” — que, na visão dele, eram espíritos malignos que surgiriam em sonhos para atormentar os fiéis.
Uma das vítimas relatou que foi aborda pelo pastor após o fim do seu casamento que a convenceu de que a separação teria acontecido em virtude de "fornicação", termo bastante usado entre os seguidores das igrejas protestantes. Segundo o autor dos abusos, a solução seria participar de sete dias ininterruptos de uma suposta campanha espiritual.
Ele pedia sigilo total às vítiamas dizendo que a sua conduta só poderia ser explicada através das religiões de matrizes africanas, que as igrejas protestantes não aceitam.
“Esse tipo de crime fere profundamente a dignidade das vítimas, porque envolve não apenas a violência sexual, mas também a manipulação psicológica e espiritual. A prisão preventiva é fundamental para resguardar a integridade das mulheres e garantir o andamento das investigações”, disse o delegado Aldacir Ferreira, titular da 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João) e responsável pelo caso.
O investigado, que já responde a outro inquérito policial por estupro, foi localizado no município de Valença e, após a realização dos exames legais, permanece custodiado à disposição da Justiça.
A ação contou com equipes da 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João), do Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Valença).
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram