Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 16 de setembro de 2025

"Pode chamar a Nasa. Não vai resolver", diz secretário sobre facções criminosas e segurança pública

Felipe Lobato Curi, secretário de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, afirmou que a expansão das facções criminosas tem raízes profundas e não será combatida apenas com polícia. Segundo ele, nem a Nasa vai conseguir resolver o problema. 

"É por isso que digo: pode chamar a Nasa, a Scotland Yard, o FBI, quem for. Não vai resolver, porque estamos diante de um sistema em que a justiça criminal precisa ser revista. Enquanto for vantajoso para o criminoso, ele vai arriscar. O que falta é uma legislação adequada”, disse ele ao jornal O Globo.

Curi destacou que há intercâmbio de conhecimento entre os integrantes dos grupos criminosos.

“Eles [as facções criminosas] não tinham essa capilaridade. Foram construindo esse intercâmbio criminoso para se expandir. Há pessoas vindo de outros estados para cá e levando conhecimento para lá, e assim o ciclo se repete. O problema é sério, mas muitos não enxergam isso. E só a polícia não vai resolver. Polícia nenhuma do mundo vai resolver", afirmou.

O secretário apontou ainda que os problemas da segurança pública precisam ser combatidos também com mudanças na legislação. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram