O nome do ator Renato Aragão, de 91 anos, foi associado a um vídeo falso, manipulado por inteligência artificial, que simulava uma cena de agressão doméstica. O material, que viralizou na internet, foi analisado por um site especializado em checagem de fatos e classificado como falso.
De acordo com a apuração, o vídeo simulava uma suposta discussão que teria evoluído para agressão física contra Lilian Aragão, esposa do humorista. Após a repercussão, a equipe que administra as redes sociais de Renato se pronunciou e repudiou o conteúdo, classificando o episódio como mais um ataque baseado em mentiras:
“É um absurdo que ainda circulem fake news abomináveis como essa desmentida por boatos.org. [...] É dever de todos nós combater esse tipo de mentira, que afeta não só a nossa família, mas pode destruir famílias Brasil afora!”, diz o comunicado.

A família ainda afirmou que seguirá atuando para que conteúdos desse tipo deixem de ser normalizados e aceitos na sociedade brasileira.
Filha também se pronunciou
Antes mesmo do posicionamento oficial da equipe, Lívian Aragão, filha do humorista, já havia se manifestado publicamente sobre o caso. “Mais uma vez venho falar sobre esse assunto. Dessa vez acusações graves contra o meu pai usando IA como ferramenta. Até quando vamos passar por isso?”, escreveu.
Lívian também relembrou que Renato Aragão, ao longo da carreira, sempre teve a imagem associada a valores como respeito e responsabilidade, mas segue sendo alvo constante de desinformação. Ela citou outros boatos recentes, como a falsa alegação de que teria internado o pai à força em um asilo.
“A inteligência artificial não foi feita para ser uma ferramenta de ataque, mas para ajudar as pessoas. Mas são as próprias pessoas que usam a IA como ferramenta de ataque”, afirmou.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
