A quebra de uma suposta trégua entre as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) resultaram em uma onda de violência na cidade de Ipiaú, no sul da Bahia. Pelo menos sete pessoas teriam sido mortas (veja a lista de mortos abaixo) entre as noites da última sexta-feira (16) e domingo (18).
A informação foi trazida pela coluna do Bruno Wendel, do site Correio. Vale destacar que a maioria das vítimas ainda teriam sido executadas dentro de casa, em um intervalo de 48h, com a primeira morte acontecendo por volta das 21h30 da sexta-feira e a última sendo registrada em torno de 22h do domingo.
Mesmo com o posicionamento oficial da Polícia Militar (PM-BA) atribuindo as mortes a um confronto interno do grupo criminoso, relatos de moradores e agentes de segurança que atuam na região, que preferiram não serem identificados, contestam a respectiva versão.
Boa parte do território de Ipiaú, atualmente, estaria sob domínio do PCC, enquanto o bairro de Santa Rita, que é considerado um dos mais violentos da cidades, é apontado como área controlada pelo CV.
A trégua entre as facções criminosas teria começado no final do ano passado, após operações policiais realizadas em Ipiaú e outros municípios, como Porto Seguro. O acordo seria justamente para frear as ações das forças de segurança na região. No entanto, a 'bandeira branca' teria sido quebrada há cerca de um mês.
Um grupo independente, mas ligado ao PCC, comprou drogas de uma facção filiada ao CV. Para eles, isso é imperdoável. A morte é certa", disse um policial, que não quis se identificar, ao Correio.
As ordens por parte do PCC estariam partindo de lideranças custodiadas no Conjunto Penal de Irecê. Já as determinações do CV partiriam de um presídio em Santa Catarina, onde está custodiado uma forte liderança do grupo criminoso.
Por fim, a PM informou em nota que ações ostensivas estão sendo realizadas em Ipiaú por tempo indeterminado. Somente no final de semana, quatro suspeitos já teriam sido presos pelas forças policiais, sendo três no sábado e um no domingo.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
SAIBA QUEM SÃO AS VÍTIMAS:
- Nerivaldo Santos Damascena Barbosa, de 20 anos, conhecido como “Luizinho”
- Valmir Santos da Cruz, de 35 anos, conhecido como “Sapo”
- Gentil Fróis de Oliveira, de 36 anos, conhecido como “Bode”
- Vinícius Costa da Silva, de 26 anos, conhecido como “Vini”
- Iago Lima dos Santos, de 20 anos
- Edmarques Batista dos Santos, de 26 anos, conhecido como “Gaso”
- Um adolescente de 15 anos, identificado pelo prenome Ítalo
