Incomodado com as declarações do jornalista Diogo Mainardi (foto), o deputado federal Silvio Costa (PSC-PE) solicitou ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que encaminhasse um ofício à Globo News e a Mainardi, solicitando que fosse feito pelo referido jornalista um pedido de desculpas a todos os nordestinos.
No último domingo (26), o jornalista fez a seguinte declaração no programa Manhattan Connection, da Globo News, sobre a votação que reelegeu a presidente Dilma Rousseff, ao atribuir a vitória da petista à Região Nordeste:“Essa eleição é a prova que o Brasil ficou no passado. Não é Bolsa Família, não é ‘marquetagem’. O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder, na ditadura militar, depois com o reinado do PFL, e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída que tem grande dificuldade em se modernizar”.
Segundo Silvio Costa, Mainardi ultrapassou todos os limites da ética, da liberdade de imprensa e da democracia quando fez uma agressão, sem precedentes, na história do jornalismo brasileiro ao povo nordestino. Ele disse que o termo “os nordestinos são bovinos” é uma agressão inqualificável.
O presidente Henrique Eduardo Alves firmou o compromisso público de que, se não houver a retratação, o jornalista será acionado judicialmente.
Blog: O Povo com a Notícia