Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Servidores de Salgueiro comemoram o seu dia com salários em conta


Com a finalidade de reforçar o compromisso com a valorização e o bem-estar do servidor público municipal, que é homenageado em 28 de outubro, em todo o Brasil, a Prefeitura de Salgueiro antecipou o pagamento do mês para o dia 27.

Para o prefeito Marcones Libório de Sá, muitas são as conquistas comemoradas nessa data, além das que estão em curso, entre elas, o estatuto do servidor público municipal que, no último dia 13, depois de discutido com as categorias e o sindicato, foi encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Profissionais do magistério e da saúde têm garantidas as progressões dos respectivos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração – PCCR. Em torno de 65% dos agentes de Saúde recebem vencimento superior ao piso nacional e mais de 60% dos professores da rede municipal percebem vencimento-base acima do piso salarial nacional do magistério, que é de R$ 1.273,03.

Libório explica que para o bom desempenho do serviço é necessário oferecer boas condições de trabalho, por isso, é imprescindível manter a folha de pagamento em dia e investir na qualificação do servidor. “É importante que em sua função de servir o cidadão, o servidor público seja, realmente, valorizado, tendo a consciência do seu papel na transformação da sociedade”, disse.

O mais antigo servidor, em exercício, da Prefeitura de Salgueiro, Miguel Arcanjo Cavalcante, tem 61 anos e foi admitido em 1976, por meio de concurso público, como agente arrecadador fiscal, cargo que ocupa até hoje. “Entrar no serviço público é um ganho muito grande. O servidor deve desempenhar suas funções obedecendo às normas, zelar pelo seu nome, pelo nome dos colegas e da repartição”, justifica.

Nesse período de 38 anos, em que cumpriu o seu exercício sem uma única suspensão ou advertência, passaram diversos governos pela sede do Poder Executivo local e Miguel não esconde o orgulho de ter mantido, sempre, o bom relacionamento, respeitando e sendo respeitado. “É preciso que a gente tenha um certo cuidado no tratamento com o público, seja de Salgueiro ou de outras cidades e com os colegas. Um tratamento igual para todos”.

Admitida no mês dedicado ao servidor público, neste ano de 2014, a agente administrativa da Secretaria de Saúde, Anne Rafaele Rodrigues, com 24 anos de idade, conta que já tentava, há um certo tempo, a aprovação em um concurso público. A técnica em informática, formada pelo Instituto Federal – IF Sertão, Campus Salgueiro, realizou o processo seletivo da Prefeitura, em 2012, sendo convocada depois da prorrogação, que foi em maio passado. “Fiquei bem feliz. Além da segurança de estar num emprego estável, ainda tem os benefícios do PCCR”. E acrescenta: “É o serviço público que move a sociedade”.

Perfil dos servidores: A maior parte, 38% dos servidores, em Salgueiro, está nas salas de aula ou em atividades administrativas ligadas à educação. São professores, coordenadores pedagógicos, diretores e merendeiras que contribuem para uma sociedade mais consciente e crítica, através da prática do saber.

Também estão, em grande número, 23% do total, cuidando da saúde de crianças, adultos e idosos nos Postos de Saúde da Família-PSFs, nos consultórios ou nos bairros, de casa em casa, combatendo endemias e estimulando a prevenção de doenças. Enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e agentes comunitários de saúde são, apenas, alguns exemplos.

Os 39% restantes prestam serviços em assistência social, obras, cultura, desenvolvimento rural e econômico, além de muitas outras áreas fundamentais para os cidadãos.

Blog: O Povo com a Notícia