Numa eleição com três importantes viradas, Dilma Rousseff (PT) foi reconduzida à Presidência da República, na noite deste domingo (26), com pouco mais de 51% dos votos. O candidato Aécio Neves (PSDB) obteve quase 49% dos votos válidos. O resultado se consolidou com 96% dos votos apurados em todo o país.
A primeira importante mudança da eleição se deu após a morte do candidato do PSB que estava na terceira posição nas pesquisas eleitorais, Eduardo Campos, vítima de acidente aéreo. Com a substituição do socialista pela sua vice, Marina Silva (PSB), a corrida eleitoral ganhou outra configuração.
Na segunda posição em todos os institutos de pesquisa, Marina Silva aparecia na frente de Dilma Rousseff quando eram aferidos os votos para o segundo turno. A candidatura da presidenciável do PSB perdeu “musculatura” e na reta final do primeiro turno foi ultrapassada pelo tucano Aécio Neves.
Após o primeiro turno, os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves se revezaram na ponta das pesquisas até a semana final da corrida eleitoral em que a petista se consolidou e abriu uma diferença de votos que a reconduziu à Presidência da República Federativa do Brasil.
Blog: O Povo com a Notícia