Uma medição em tempo real no
Twitter durante o debate da Band, realizado na noite de quinta-feira (09), mostra
que 10% de todas as publicações que citaram os presidenciáveis foram feitas por
robôs ou perfis falsos. A informação é do jornal O Globo com base nos dados
compilados pela AP/Exata, empresa especializada em análise de big data. No
total, foram analisadas quase 148 mil postagens.
De acordo com o levantamento, o uso dos perfis automatizados — estratégia
já conhecida na manipulação do debate político nas redes sociais — teve como
principal vítima Marina Silva (Rede).
Dos 12.762 tuítes sobre a ex-senadora, 16,84% foram publicados por esse
tipo de conta. Segundo Sergio Denicoli, diretor da AP/Exata e pós-doutor em
comunicação digital, no caso de Marina a ação dos bots foi provavelmente um
ataque.
"Em relação aos perfis falsos e robôs, ela foi proporcionalmente a
mais visada. Começaram a postar memes depreciativos, numa tentativa de
desconstruir a candidata. Em sondagens anteriores já tínhamos visto que a
atuação de robôs a favor de Marina é quase zero", explica Denicoli.
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