O governador Paulo Câmara lança,
nesta segunda-feira (20.05), no Palácio do Campo das Princesas, o Programa
Caminhos de Pernambuco, o maior programa de reestruturação da malha viária
estadual, com investimento de R$ 505 milhões até 2022. A ação vai requalificar,
já no primeiro ano, cerca de dois mil quilômetros de rodovias.
O programa visa a otimizar a gestão da manutenção do pavimento para a
garantia da trafegabilidade nas estradas, além de maior durabilidade, com foco
nos serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem,
requalificação asfáltica e sinalização. Ao longo de dois meses, cerca de 50
profissionais percorreram todos os 5.554,5 km de estradas pavimentadas em
Pernambuco para fazer o diagnóstico.
As ações já começam na segunda-feira, pela BR-232, com 200 profissionais
atuando simultaneamente nos 130 quilômetros que compreendem o trecho Recife –
Caruaru, nos dois sentidos. Em menos de um mês, haverá frentes de trabalho em
todas as regiões, totalizando 24 equipes, num total de 1.248 profissionais e um
conjunto de 638 máquinas.
No Pajeú, quase todas as PEs que cortam a região, como as 320, 365, 337,
275, 304 e 265 precisam de reparos. A PE 320, inaugurada na gestão Eduardo
Campos precisa de requalificação em vários trechos. Somem-se a
isso entraves como a obra de duplicação dos acessos a Afogados da
Ingazeira até o trevo da PE, paralisada. Há queda de braço entre o
governo e a empresa vencedora da licitação, que deveria ter terminado o serviço
em janeiro do ano passado.
Na PE 265, conhecida como “reta de Sertânia” nem a prefeitura do município
aguentou. O Governo Municipal de Sertânia firmou uma parceria com o Departamento
de Estradas e Rodagens de Pernambuco para realizar uma operação tapa-buraco na
localidade.
Para recupera a pista, o DER disponibilizou 16 toneladas de Asfalto
Usinado a Quente e a Prefeitura entrou com a mão de obra. O material é
suficiente para atender 9 quilômetros de extensão, com prioridade para os
pontos em situação crítica, no trecho que liga Cruzeiro do Nordeste aos
Coqueiros.Mas, já é de comum entendimento que a via, assim como a PE 275
precisa de recapeamento completo. É como pôr remendo novo em calça velha. O
governador Paulo Câmara chegou a prometer o recapeamento. as cobranças são
inúmeras.
Em agosto do ano passado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE),
solicitou à Secretaria de Transportes do Estado de Pernambuco e ao
diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-/PE) que
realizem a manutenção das rodovias PE-275 e PE-265. “O serviço deve ser
contínuo e ininterrupto, até que se proceda com a sua completa reforma”,
recomendou o MP.
A PE-365, que liga Serra Talhada a Triunfo, está intrafegável. Na Câmara
de Serra Talhada, o vereador José Raimundo fez mais um apelo para que aquela
estrada tivesse um olhar do poder público afim de preservar vidas. “Nesta
segunda-feira, estive com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Rodrigo
Novaes, juntamente com Ronaldo Dja, solicitando dele uma ajuda para que
consigamos arrumar a PE-365. Rodrigo Novaes ligou para o secretário de
transportes e nós voltamos com a esperança de que nosso pedido seja atendido”,
contou José Raimundo.
A PE 304 está em situação crítica. Batizada de PE José Paulino de
Melo, a rodovia entre Tabira e Água Branca tem além dos buracos, agora
tem água acumulada com as chuvas. Não há sinais de providências pela Secretaria
de Transportes ou DER. A via tem situação, pasmem, pior que a 275, na lista das
piores rodovias do estado.
A PE 337 que liga Flores a Sítio dos Nunes também está em situação
complexa, com muitos buracos. O ideal, dizem motoristas que passam por lá, é o
recapeamento completo da via. O Prefeito Marconi Santana esteve em fevereiro
com o Deputado Danilo Cabral no DER cobrando providências. “Além do tapa buraco
de imediato, solicitei que colocasse na programação deste ano, um novo
recapeamento”, disse.
A PE 292 é a única que escapa, mas precisa de roço no acostamento.
Prefeitos e lideranças socialistas de plantão estão sendo pressionadas a cobrar
mais incisivamente do governador Paulo Câmara.
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