Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Após ser recapturado, condenado por morte de promotor Thiago Faria chega ao Recife e presta depoimento


Preso no Mato Grosso do Sul na segunda (29), após uma fuga que durou cinco meses, o acusado pela morte do promotor Thiago Faria em 2013, José Maria Rosendo, chegou ao Recife na madrugada desta quarta-feira (31). A informação foi confirmada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

Depois de chegar à capital pernambucana, Rosendo foi encaminhado ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste do Recife, onde presta depoimento. O preso responde a novos inquéritos policiais devido à fuga da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, em fevereiro deste ano.

Após o depoimento, ele segue para uma unidade prisional em Pernambuco. O local não foi informado por questões de segurança, segundo Pedro Eurico.

Julgamento e fuga

Em outubro de 2016, José Maria Rosendo foi condenado a 50 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado, pela 36ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, devido ao homicídio doloso do promotor do MPPE e pelas duas tentativas de homicídio contra Mysheva Martins, noiva de Thiago, que estava dentro do carro com ele no momento do assassinato, e Adautivo Martins, tio dela.

Rosendo estava foragido desde 14 de fevereiro de 2019, quando detentos da penitenciária em Itamaracá, no Grande Recife, fugiram com o auxílio de uma escada improvisada. Houve ação de criminosos do lado externo, que dispararam contra agentes da unidade prisional e um policial militar que estava em uma guarita de segurança morreu na ocasião.

Depois da captura de José Maria Rosendo, em Corumbá, em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil de Pernambuco constatou que o fugitivo esteve na Bolívia, em cidades como Cochabamba e Puerto Quijarro. Além da fuga e da morte de um sargento durante a ação, Rosendo também passa a ser investigado por suspeita de envolvimento com o tráfico internacional de drogas.

Entenda o caso

O assassinato do promotor Thiago Faria ocorreu em 14 de outubro de 2013, na PE-300, em Itaíba, no Agreste de Pernambuco. Durante os quatro dias de julgamento, o Ministério Público Federal (MPF) entendeu que José Maria Rosendo era o único interessado na morte da vítima.

A motivação do crime, segundo a Polícia Federal, envolveu uma disputa pelas terras da Fazenda Nova. Na época do julgamento, o MPF explicou que Faria atuou de maneira incisiva na imissão de posse da Fazenda Nova, onde Zé Maria morava e que foi desapropriada em favor de Mysheva, que arrematou 25 hectares da fazenda, incluindo a casa-sede, em um leilão da Justiça Federal. (Via: G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia