Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 30 de julho de 2019

Operadoras bloqueiam ligações de clientes para suas próprias linhas


Operadoras de telefonia decidiram bloquear chamadas feitas do aparelho de cada cliente para sua própria linha, tanto por linhas convencionais quanto pela internet (Voip). A informação é publicada pela Folha de S.Paulo.

A medida foi tomada após a operação da PF (Polícia Federal) que prendeu, na última semana, 4 pessoas suspeitas de estarem envolvidas em invasão do celular do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e de outras autoridades e, assim, terem tido acesso a conversas no Telegram.

Ao determinar a prisão, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, disse que a PF apresentou “um histórico de possíveis crimes”. Também identificou uma vulnerabilidade na rede de telecomunicações que fazia com que chamadas em que o número de origem era igual ao número de destino fossem direcionadas diretamente para a caixa-postal, sem necessidade de uma senha. Foi a partir disso que os invasores conseguiram a senha de acesso às contas do Telegram das autoridades.

“Realizadas as diligências investigativas, a autoridade policial logrou inferir como o invasor teve acesso ao código enviado pelos servidores do aplicativo Telegram para a sincronização do serviço Telegram Web relativo às contas invadidas. O Telegram permite que o usuário solicite o código de acesso via ligação telefônica com posterior envio de chamada de voz contendo o código para ativação do serviço Web, cuja mensagem fica gravada na caixa postal das vítimas. O invasor então realiza diversas ligações para o número alvo, a fim de que a linha fique ocupada, e a ligação contendo o código de ativação do serviço Telegram Web é direcionada para a caixa postal da vítima”, disse o juiz.

BLOQUEIO DE CHAMADAS VIA VOIP

Outra medida tomada pelas operadoras foi o bloqueio “radical” de chamadas feitas pela tecnologia Voip – que permite a realização de ligações via computadores, telefones convencionais ou celulares de qualquer lugar do mundo (serviço prestado pela microempresa Bravoz).

Segundo o juiz, o hacker usou o número do celular de Sergio Moro em chamadas pelo Voip para conseguir a senha do Telegram e efetuar a invasão. O caso do ministro constitui uma infração passível de punição pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Segundo a Folha, a agência ainda aguarda a comunicação oficial da Polícia Federal, com o envio de relatórios e documentos, para abrir os procedimentos investigatórios. Uma reunião foi realizada na última semana sobre o tema.

Além do bloqueio, segundo o jornal, as operadoras também criaram filtros para ligações feitas do exterior, tanto para acessos via rede tradicional (telefônica), quanto por meio da rede de dados (internet), especialmente de aplicativos que emulam chamadas de celulares ativos no Brasil. Desta forma, com os novos filtros de sistema, as operadoras tentarão barrar esse tipo de chamada.

Nesta segunda-feira (29), o Telegram afirmou em sua conta no Twitter que não será mais possível receber senhas por chamadas caso o usuário não tenha ativado o mecanismo de autenticação ponta a ponta (que exige senha).

Blog: O Povo com a Notícia