O Banco do Brasil anunciou nesta
segunda-feira (29) um programa de reestruturação de cargos e pontos de
atendimento, além do lançamento de um programa com desligamento incentivado e
da criação de uma unidade de inteligência artificial.
As mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Administração do BB e serão
implantadas neste segundo semestre de 2019. O impacto financeiro do programa
será divulgado até o final de agosto.
Embora não tenha sido informada redução no número total de pontos de
atendimento, o BB vai transformar 333 agências em postos avançados (estrutura
menor e mais barata) e 49 postos em agências. Também serão abertas 42 agências
empresas. O objetivo, segundo a instituição, é "propiciar melhor
experiência aos clientes e incrementar a eficiência operacional".
O conselho também aprovou o Programa Adequação de Quadros (PAQ), que prevê
redistribuição da força de trabalho e adesão voluntária a um plano de
desligamento incentivado.
Segundo o BB, as ações aprovadas incluem revisão e redimensionamento de
cargos de direção geral e em superintendências, órgãos regionais e agências.
Não foi informado o número de desligamentos esperados.
Em maio, a Caixa anunciou um programa de demissão voluntária (PDV) com
objetivo de reduzir 3,5 mil postos.
A instituição afirma ainda que, com o objetivo de acelerar a transformação
digital do banco, será criada a Unidade Inteligência Analítica, que acompanhará
o desenvolvimento de técnicas, ferramentas e inovações que utilizam
inteligência analítica e inteligência artificial.
"O Banco do Brasil reitera que estas e outras iniciativas se alinham
ao propósito de ampliar a competitividade, por meio da transformação digital e
do dinamismo do modelo de atendimento e relacionamento", afirma o banco em
comunicado.
No final de 2016, o banco havia anunciado um plano de reestruturação que
também incluía incentivo à aposentadoria de funcionários. Na época, 781
agências de um total de 5.430 deixaram de existir, um corte de 14%.
Entre março de 2017 e março de 2019, o BB reduziu o número de funcionários
de 100 mil para 96,6 mil. O total de agências tradicionais caiu de 4.436 para
4.096. As agências digitais e especializadas passaram de 441 para 620. (Via: Agência Brasil)
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