Para dar garantias ao governo federal de que tem interesse em continuar as obras da ferrovia Transnordestina,
a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa privada do grupo CSN, irá
investir este ano R$ 200 milhões nas frentes do projeto ferroviário que corta
os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. De acordo com o presidente do Porto de
Suape (um dos destinos da Transordestina), na próxima semana a empresa irá
apresentar o detalhamento do cronograma de investimento, mas em Pernambuco o
montante repassado será menor do que o do Ceará, em função da infraestrutura já
instalada naquele Estado.
O aporte que será feito este ano serve, segundo Cerquinho, como uma
“prova de boa vontade” da empresa, que teve a concessão do projeto ameaçada
pela possibilidade de caducidade. “As obras começam nas próximas semanas nos
trechos do Ceará e Piauí. Já em Pernambuco será contratada empresa para dar
início a um pequeno trecho da obra até o final de outubro”, detalha o
presidente do Porto de Suape, que esteve com o presidente da TLSA, Jorge Mello.
Para acompanhar o andamento do investimento, um grupo de trabalho com
representantes de Suape e da TLSA será criado.
Passos Lentos:
Embora seja um passo importante para sinalização da retomada da
Transnordestina, essa espécie de investimento de garantia é pequeno frente à
magnitude do projeto. A ferrovia foi iniciada no ano de 2006, ao custo inicial
de R$ 7,5 bilhões, mas chegou a 2019 com seu valor revisado para R$ 13, 4
bilhões e previsão de conclusão para 2027. Por determinação do TCU, as obras
estão paradas desde o início de 2017 e a remodelagem dos aportes públicos só
deverá ser discutida em 2020.
Com 1,7 mil km de extensão em linha principal, a ferrovia deveria passar
por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos
do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Segundo relatório do TCU, já foram
consumidos mais de 80% do orçamento inicial, mas o avanço físico da parte
superior da estrutura da ferrovia está abaixo dos 42%.
Por meio de nota, o Ministério da Infraestrutura disse que “as
negociações entre a concessionária e o governo federal estão avançando. Quanto
a um eventual acordo, ainda não há definição”. Já a CSN não se pronunciou sobre
o investimento até o fechamento desta edição. (Via: Blog do Jamildo - Jc Online)
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