Um grupo de samba foi expulso de um evento chamado “Sambinha da Gigóia”, no Rio de Janeiro, após declarar apoio ao candidato Lula (PT) nas eleições 2022. A banda, chamada Samba Independente dos Bons Costumes, popularmente conhecida como SIBC, declarou apoio ao petista enquanto apresentava a música “Tá Escrito”.
“Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda o Bolsonaro embora; pode acreditar que um novo dia vai raiar e o Lula vai ganhar”, cantou o grupo. Após esse trecho, houveram vaias e as pessoas que curtiam o show começaram a arremessar itens como garrafas, copos, gelos e bebidas em direção à banda. O caso aconteceu no último domingo (18).
Na última terça-feira (20), o SIBC se pronunciou através de sua conta oficial no Instagram e afirmou que além dos frequentadores do evento, a produção da casa os acuou e ameaçou. De acordo com eles, a manifestação faz parte do seu show.
“Defendemos que a arte é ferramenta política essencial em nossa democracia, e o samba é político em sua essência. Ou seja, muito mais do que um gênero musical, o samba é instrumento de transformação sociopolítica. É preciso enxergar para além dos acordes”, dizia trecho da nota.
A produção do Sambinha da Gigóia e do espaço que aconteceu o evento não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.
Blog: O Povo com a Notícia