Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

PE: Estudantes de curso preparatório militar incitam palavras de ódio em treinamento; Veja vídeo

Um grupo de alunos pertencentes a um curso preparatório para carreira militar foi filmado incitando frases violentas, no Centro do Recife (PE). O vídeo viralizou, na última quinta-feira (29), nas redes sociais, após a publicação realizada pelo coletivo Jornalistas Livres. Já o treinamento faz parte da MAC Cursos, de acordo com informações do site g1. 

Nas imagens, é possível ver crianças, adolescentes e adultos repetindo vários versos de uma canção de Treinamento Físico Militar (TFM).Um trecho diz: "Ao descer da embarcação na aldeia inimiga causarei destruição. Matarei pela cidade, seja aleijado ou criança, menininho ou mulher. Sangue frio em minha veia congelou o meu coração. Eu não tenho sentimento e nem tão pouco compaixão", diz um trecho.

Assista:

Os alunos carregam mochilas, fazem movimentos onde marcham e repetem várias frases proferidas por um professor. Ainda segundo a publicação, a aula aconteceu em frente ao prédio do Shopping Pilar, na Rua Imperatriz Tereza Cristina, no bairro da Boa Vista, onde é realizado o curso.

"Tem que investigar. A minha filha tem 14 anos, mas tem gente ainda mais jovem. E tem aluno ali que a mãe não tem condições de pagar e ensinam esse tipo de coisa. Podia fazer outra música, mas não de violência. O que eu não quero para a minha mãe eu não quero para a mãe do filho dos outros", comentou uma mãe de uma estudante, de 14 anos, em entrevista ao g1. 

Posicionamentos

Responsável pela gestão de relacionamento da empresa que oferta o curso, Jesana Rodrigues, mencionou que um aluno iniciou o cântico da canção do Exército. Por não ter interrompido a ação, o instrutor foi suspenso pela direção. Em nota, a MAC Cursos informou, ao g1, que “repudia qualquer música com este tipo de apologia”.

Já a Polícia Civil de Pernambuco comunicou, por meio de nota, que instaurou um inquérito para “elucidar o fato e apurar as responsabilidades". Por outro lado, o MPPE também decretou que instaurou um inquérito civil por meio da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e do Recife. 

Por fim, o Exército relatou que o vídeo "não guarda nenhuma correlação com esse propósito, razão pela qual não pode estar inspirado nas canções entoadas pelas tropas". A PM, por sua vez, afirmou ao g1 que "não tem nenhuma responsabilidade sobre os cursos preparatórios para o ingresso na carreira" e que a preparação para ingresso na carreira de policial militar "deve ser escolha de cada um".

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia