O presidenciável Ciro Gomes (PDT), que tem base eleitoral no Ceará, perde para o ex-presidente Lula (PT) nos índices de intenção de voto para presidente da República entre os eleitores do estado. Os dados são de pesquisa feita pelo Ipec (ex-Ibope), divulgada na quinta-feira (22) e encomendada pela TV Verdes Mares, filiada da Rede Globo.
No estado, o senador cearense Cid Gomes (PDT) e o prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes (PDT), irmãos do candidato Ciro Gomes, participaram, nesta sexta-feira(23) de ato de campanha do ex-governador Camilo Santana (PT), a quem frequentemente o presidenciável tem acusado de traição.
Lula lidera a disputa no estado com 63%, contra 18% do presidente Jair Bolsonaro(PL). Ciro aparece em terceiro, com 10% das intenções de voto. Segundo a análise, Lula teve uma oscilação positiva, na comparação com os resultados da pesquisa anterior, de 9 de setembro, quando tinha registrado 57%. Bolsonaro estava com 19%, portanto, oscilou negativamente. Já Ciro Gomes (PDT) caiu de 14% para 10%. Simone Tebet (MDB), tinha 2% e agora está com 1%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02694/2022. O estudo foi feito entre os dias 19 e 21 de setembro, com 1.200 eleitores votantes no Ceará, em 56 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Resposta estimulada e única, em %:
- Lula (PT): 63%
- Jair Bolsonaro (PL): 18%
- Ciro Gomes (PDT): 10%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
- Felipe d'Avila (Novo): 0%
- Léo Péricles (Unidade Popular): 0%
- Padre Kelmon (PTB): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Constituinte Eymael (Democracia Cristã): *%
- Vera Lúcia (PSTU): *
- Branco ou nulo: 3%
- Não sabe ou não respondeu: 4%* = candidatos não foram citados.
Felipe d’ Avila (NOVO), Léo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (que entrou para representar o PTB no lugar de Roberto Jefferson, que teve sua candidatura impugnada pelo TSE) são citados, mas não pontuaram 1% das menções, mantendo-se estáveis em comparação à medição anterior.
Blog: O Povo com a Notícia