A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela PF, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no Sertão Pernambucano.
Desta vez foi concluída a Operação Phaseoli IV, que ocorreu entre os dias 14 de julho a 5 de setembro, em 3 fases (levantamento, percussora e deflagração da operação). Conseguiu-se erradicar e destruir cerca de 256 mil pés de maconha, destruir 51 mil mudas que estavam em 89 plantios e apreender 176 quilos de maconha já pronta para o consumo. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores, Carnaubeira da Penh, e Parnamirim.
A ação contou com a participação de policiais federais, civis, penais e bombeiros. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves, sendo uma do Batalhão de Aviação Operacional-BAVOP/PM/DF e outra da Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas-CIOPAER/SDS/CE e Grupo Tático Aéreo - SDS/PE.
No dia 3/9/2022, foram presas duas pessoas que estavam cultivando uma roça com cerca de 39 mil pés de maconha, num pequeno povoado de Belém de São Francisco/PE. Eles foram autuados por tráfico de drogas, cujas penas variam de 5 a 15 anos de reclusão. Os dois foram encaminhados para o Presídio de Salgueiro, após a audiência de custódia.
PHASEOLI é o nome de um fungo de destrói as plantações.
Blog: O Povo com a Notícia