Um pescador brasileiro precisou subir em um freezer e fazê-lo de barco após a embarcação onde ele estava naufragar no início de agosto. Romualdo Macedo Rodrigues saiu do porto de Oiapoque, no Amapá, até ser encontrado depois de ficar 11 dias à deriva em um trecho do Oceano Atlântico do Suriname.
Após o seu resgate, ele ficou detido na capital do país vizinho, Paramaribo, por estar sem documentação. Além de ter se afastado cerca de 400 km da costa, o homem precisou enfrentar tubarões que espreitaram o eletrodoméstico que ele utilizou como embarcação improvisada.
À deriva
Em entrevista ao "Domingo Espetacular", da TV Record, Romualdo disse que, mesmo sem saber nadar, saiu para pescar por três dias. Tudo estava em ordem até seu barco começar apresentar rachaduras.
“Comecei a secar [o barco], mas no outro dia não tinha mais jeito e foi para o fundo mesmo. Quando eu vi que não tinha jeito, eu peguei o freezer e fui embora. Eu pensava que ia ser atacado pelos tubarões porque em alto mar tem muito peixe curioso", disse.
Romualdo ficou duas semanas sem beber água e sem se alimentar até que homens avistaram o eletrodoméstico em alto mar. Ele foi extraditado do Suriname e desembarcou em voo com destino a Belém, no Pará.
“Eu ouvi um barulho e tinha um barco em cima do freezer. Só que eles achavam que não tinha ninguém lá. Aí eles foram encostando devagar, minha vista já estava se apagando, aí eu falei: 'Meu Deus, o barco'. Levantei meus braços e pedi socorro.", contou à emissora.
Blog: O Povo com a Notícia