Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Ex-secretária de Paulo Câmara decreta sigilo em auditoria de Raquel Lyra sobre obras paradas da gestão Paulo Câmara

Com alarde, o novo governo de Raquel Lyra (PSDB) anunciou uma auditoria nas obras paradas deixadas pela gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB). No entanto, sem alarde, no Diário Oficial de sábado (28), a secretária Érika Gomes Lacet já decretou sigilo na auditoria sobre as obras deixadas por Paulo Câmara.

Érika Gomes Lacet foi secretária de confiança de Paulo Câmara, ocupando a pasta da Controladoria Geral do Estado (CGE). Agora, no governo de Raquel Lyra, ocupa a mesma pasta que ocupou na gestão do ex-governador.

O despacho de Érika Gomes Lacet chega a dizer que os servidores poderão responder criminalmente, caso vazem algo da auditoria sobre Paulo Câmara.

"Os membros do presente Grupo de Trabalho deverão guardar sigilo sobre os dados e informações pertinentes aos assuntos a que tiverem acesso em decorrência do exercício de suas funções, utilizando-os, exclusivamente, para comunicar à autoridade competente os resultados do diagnóstico, sob pena de responsabilidade administrativa, civil e penal", determinou a ex-secretária de Paulo Câmara.

Érika Gomes Lacet é também advogada e procuradora concursada do Estado, portanto, colega de concurso público da atual governadora.

Segundo o jornalista José Matheus Santos, da Folha de São Paulo, Érika Gomes Lacet foi uma das doadoras de campanha da governadora Raquel Lyra, em 2022. A doação está declarada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

GRUPO DE TRABALHO

Sobre o grupo de trabalho, uma arquiteta e 17 engenheiros serão os responsáveis por avaliar o estágio de execução de 50 obras paradas e de outras 56 inacabadas em Pernambuco, contratadas entre junho e dezembro de 2022, durante os últimos seis meses da gestão Paulo Câmara.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) pelo Governo do Estado.

Irão avaliar os contratos e processos, além de fazer visitas presenciais para conferir o andamento das 106 obras, que juntas contabilizam cerca de R$ 2,7 bilhões em contratos.

Até o próximo dia 14 de março, a força-tarefa deverá apresentar, à governadora Raquel Lyra, uma nota técnica para que a mesma “tenha condições de orientar os caminhos para o governo estadual destravar as obras, que inacabadas representam um prejuízo milionário aos cofres públicos e à qualidade de vida dos cidadãos”.

Entre as mais de cem obras a serem avaliadas, estão a duplicação da BR-104; a Adutora de Serro Azul; os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste; a Via Metropolitana Norte (Bacia do Fragoso); o Hospital da Mulher de Caruaru; as barragens de Panelas II e Igarapeba; e, o Habitacional do Canal do Jordão.

O grupo de trabalho é uma força-tarefa de servidores da Secretaria da Controladoria-Geral (SCGE) e da Secretaria da Casa Civil de Pernambuco. (Via: Blog do Jamildo)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia