Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 28 de janeiro de 2023

Nos EUA, Bolsonaro faz lanche com ingrediente polêmico de seu governo

Passando um período sabático na terra do fast food, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi fotografado por assessores preparando um café da manhã inusitado: pão com leite condensado. O político fez a refeição, neste sábado (28/1), na mansão do ex-lutador de MMA José Aldo, onde está hospedado desde 30 de dezembro, antes de terminar o governo.

A predileção do ex-mandatário pelo alimento já é fato conhecido dos brasileiros. Em janeiro de 2021, o Metrópoles revelou que, em um ano, os órgãos sob comando do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gastaram pouco mais de R$ 15 milhões em leite condensado.

Neste ano, o o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou o sigilo de gastos do cartão corporativo de Bolsonaro e notas fiscais atestaram a preferência do ex-presidente pelo ingrediente. Além do doce, há aquisições de itens como picanha, filé mignon e camarão. As compras dos últimos quatro anos somam R$ 27 milhões.

Lanches e Rivotril

A organização Fiquem Sabendo, especializada em acesso à informação pública, escaneou milhares de notas fiscais dos gastos, depositadas em um prédio do governo federal em Brasília, e publica o conteúdo, a partir desta segunda-feira, para consulta.

As notas fiscais mostram que, nas motociatas de Bolsonaro, por exemplo, eram comprados milhares de lanches em supermercados locais, o que indica que os participantes ganhavam ao menos essa recompensa para desfilar ao lado de Bolsonaro. Nas viagens pelo país, eram comuns os gastos dos cartões de Bolsonaro com dezenas ou centenas de refeições.

Despesas com medicamentos também eram custeadas com dinheiro público. Uma nota fiscal da Drogaria do Povo, na Asa Norte, em Brasília, mostra a compra do antidepressivo Lexapro e o antiansiolítico Rivotril, usado para tratar transtornos do pânico e transtornos de ansiedade, entre outros.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia