O programa décimo terceiro do auxílio Brasil foi uma promessa eleitoral feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, quando se elegeu em 2018.
A parcela extra do bolsa família, no entanto, só foi paga em 2019, quando Bolsonaro assumiu o posto, e não voltou a ser paga.
No ano passado, foi proposto pelo senador Alexandre Silveira (PSD) um projeto de lei que concederia um décimo terceiro do Auxílio Brasil. O PL ainda está parado no senado.
QUAL É O VALOR DO DÉCIMO TERCEIRO DO AUXÍLIO BRASIL?
O projeto de lei prevê o pagamento de uma parcela extra, de mesmo valor, aos beneficiários do bolsa família.
Portanto, se o PL fosse aprovado, seria pago uma parcela a mais de R$ 600,00. No entanto ainda não há calendário de pagamento para esse benefício.
Décimo terceiro do auxílio Brasil com 1º parcela paga?
A promessa de pagamento da parcela extra foi feita ainda na campanha eleitoral de Jair Bolsonaro, em 2018
Após isso, o senador federal, Alexandre Silveira (PSD), fez o PL (Projeto de Lei) nº 625/2022, que aborda a liberação do décimo terceiro e a promessa de Bolsonaro.
O PL, contudo, ainda tramita no senado. Por isso, não há previsão de que o décimo terceiro do Auxílio Brasil seja pago. O PL ainda necessita da aprovação no congresso nacional.
Caso o projeto não sofra alterações no texto, irá direto para a sanção do presidente.
Como explicado anteriormente nessa matéria, o projeto de lei que prevê o pagamento da parcela extra ainda está em tramitação no senado. Portanto, ainda não há previsão de pagamento.
Por outro lado, o calendário do bolsa família de janeiro de 2023 já está liberado. Os pagamentos começaram no dia 18 e vão ser feitos até 31 deste mês, podendo ser consultado de acordo com o número do NIS do inscrito.
CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL 2023
Blog: O Povo com a Notícia