O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu formalmente nesta segunda-feira (09) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro.
Em seu pedido, direcionado ao ministro Alexandre de Moraes, ele pede que Bolsonaro volte ao Brasil e explique suas relações com os atos ocorridos em Brasília no domingo (08).
Calheiros pediu ainda que que o ex-presidente se apresente em 72 horas e seja preso caso se recuse a cumprir a determinação, caso o STF acate. No documento, o parlamentar afirmou que a "turba golpista" que vandalizou "vem sendo alimentada há muito tempo" por Bolsonaro.
"Inegável sua consciência diante da ilicitude que praticava com tais falas, bem como a consciência de sua responsabilidade pelas consequências: a pretexto de se ausentar da solenidade de passagem de faixa para o presidente da República eleito [Lula], no dia 1º de janeiro de 2023, Jair Messias Bolsonaro, fugiu para os Estados Unidades, utilizado o avião presidencial, e até hoje não retornou", disse.
Blog: O Povo com a Notícia