Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 6 de março de 2023

Em PE: Banhistas e pescadores se arriscam no mar na mesma área em que jovem foi atacado por tubarão

Um dia após um adolescente de 14 anos ser atacado por um tubarão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, banhistas e pescadores se arriscaram na água, no mesmo local.

O adolescente atacado passou por uma cirurgia e está internado na UTI do Hospital da Restauração (HR), no Recife, em estado grave. A informação foi confirmada pela unidade em boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (6).

Nesta segunda (6), a TV Globo flagrou pessoas na água, na área da igrejinha de Piedade, onde há placas de proibição para recreação e esportes náuticos.

Bombeiros orientaram um casal a sair do mar. A corporação informou que não pode tirar ninguém da água usando a força.

O chefe de Ações Preventivas do Corpo de Bombeiros, capitão Werben Monteiro, orienta que as pessoas respeitem as sinalizações para não entrar no mar.

"Se existe sinalização, você tem que obedecer. Se tiver guarda-vida, você tem que respeitar as orientações dele", afirma.

O capitão lembra ainda que a desobediência leva à ocorrência de ataques como o de domingo.

"Praia segura tem que ter a participação de todos. Dos profissionais e dos comerciantes, que precisam do cliente e podem contribuir, além do banhista. É melhor você não entrar e voltar para casa do que se arriscar. E o meu mau comportamento potencializa o risco", alerta Werben Monteiro.

Ainda segundo Monteiro ao g1PE, os bombeiros, como autoridades, podem forçar a saída de banhistas dos locais proibidos, mas procuram sempre negociar.

"O guarda-vida quer negociar, informando dos riscos e do decreto que existe. Mas, se for necessário, a gente chama o reforço policial. Até porque, se o guarda-vida for deter a pessoa por descumprimento de uma ordem, a área fica sem guarda-vida e, por isso, a gente precisa acionar a força policial", diz.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia