Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 1 de março de 2023

Kiel do Pipa homenageia o saudoso BRAÚNA e institui o “Corredor Vereador Beto Souza” e a Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Floresta

Nesta quarta-feira dia (1º), o Vereador Kiel do Pipa homenageou o saudoso BRAÚNA, através do PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 01/2023, que institui o “Corredor Vereador Beto Souza” e a Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

O saudoso Alberto Carlos de Souza, conhecido popularmente como “Beto Souza”, natural de Floresta, nasceu o dia 04 de agosto de 1967. Era o oitavo filho do casal Luiz Gonzaga de Souza e Maria do Socorro de Sá Souza(ambos in memoriam), e, dessa união, foi constituída uma família de 11 (onze) irmãos: Hélio Luiz de Souza (in memoriam), Francisco Sales de Souza (in memoriam), Maria Avani de Souza Menezes (Vanda do SESP in memoriam), Luiz Carlos de Souza (Vovô, in memoriam), Ozair Luiz de Souza, Rosa Maria de Souza, Manoel de Sá Souza (in memoriam), Maria Helena de Souza Ferraz Lima, Evilásio de Souza Sobrinho (Negão, in memoriam) e Lucineide Maria de Souza Queiroz.

Aos 7 anos migrou da fazenda Macambira para a sede deste município, iniciando, aos 10 anos, a sua jornada educacional na Escola Estadual Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, sendo seu primeiro e único contato com a instituição de ensino, tendo desempenho de excelência no tocante à aprovação anual.

Apesar da notável vocação política, antes de aderir a ela, Beto Souza, trabalhou na Casa Lotérica da cidade, sendo este seu primeiro emprego formal. Além disso, também trabalhou no antigo mercadinho Pague Menos, pertencente ao empresário Egídio Menezes e, ainda, enveredou-se na carreira empreendedora com seu próprio comércio.

No dia 22 de dezembro de 1991, aos 24 anos, o saudoso vereador casou-se com Maria das Graças de Sá Rosa Souza (in memoriam), nesta cidade. Deste enlace, nasceram os filhos Carlos Henrique de Sá Rosa Souza, 26 anos, e Magno Luiz de Sá Rosa Souza, 24 anos, que, norteados pelos ensinamentos cristãos, foram educados com muito amor, tolerância e preceitos éticos, em consonância com o bom convívio social.

Desde então,  já tinha o propósito de trabalhar em benefício dos mais necessitados, teve a iniciativa de lançar-se candidato a vereador em 1992. Nesse pleito, entretanto, não foi eleito, ficando na primeira suplência, totalizando o acúmulo de 361 votos. Beto não desistiu de lutar por seus ideais e candidatou-se novamente em 1996, quando, mais uma vez, não foi eleito vereador, mesmo assim, continuou a investir em sua candidatura.

No ano de 2000, filiou-se ao Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB), elegendo-se com 531 votos, e, na eleição seguinte de 2004, foi eleito com 803 votos; em 2008, com 1075 votos; em 2012, com 1007 votos e em 2016, com 975 votos, contabilizando, então, 05 mandatos consecutivos.

A trajetória pessoal de Beto Souza se confunde com a política, uma vez que se destacou em ambas pela bondade e senso de justiça sempre presentes. Teve como filosofia de vida a prestação do serviço onde representou, em especial, os menos favorecidos. Primou por seus preceitos éticos com o seguinte pensamento: “MINHA VIDA FOI E SEMPRE SERÁ DEDICADA AO POVO DE FLORESTA. SINTO-ME FELIZ EM VER UM SORRISO NO ROSTO DOS MAIS NECESSITADOS”.

Todos os caminhos por ele percorridos na atuação legislativa foram marcados pela aprovação total de matérias nas quais foi autor e coautor de um quantitativo absoluto de 334 segmentos legais, especialmente no período de 2013 a 2019.

O “vereador do povo” deixou o convívio social e teve seu trabalho interrompido aos 51 anos, contudo, seu legado permanece vivo, tornando-se referência no âmbito do município de Floresta, no tocante à contribuição para o desenvolvimento e equilíbrio social.

Assim, é notório que Beto Souza, quando do exercício de sua função junto ao povo florestano, honrou com extrema nobreza e coerência a responsabilidade de bem representar os cidadãos no Legislativo Municipal. Foi vereador por 18 anos e Presidente da Câmara de Vereadores nos biênios de 2009/2010 e 2017/2018, tendo administrado com a devida responsabilidade este Poder, mantendo o carinho e o respeito por todos os que com ele conviveram, fazendo jus ao apelido que carinhosamente foi a ele atribuído: “BETO SOUZA, O BRAÚNA DO RIACHO DO NAVIO”.

Foi aqui, na sede do Legislativo Municipal, que Beto Souza viveu intensamente a sua rotina diária do cidadão e parlamentar que se sensibilizava com os problemas e as necessidades de cada florestano, sempre presente, atendendo diariamente aos anseios e às demandas do nosso povo.

É justa, portanto, a presente homenagem. 

Por Kiel do Pipa - Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Floresta.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia