Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 26 de março de 2023

MORRE JUCA CHAVES: relembre sátiras e críticas políticas a JK, PT e Dilma Rousseff

Famoso pelos sucessos na Bossa Nova e pelas sátiras políticas, Juca Chaves morreu na madrugada deste domingo (26), em Salvador, aos 84 anos. A causa da morte do "Menestrel Maldito" não foi revelada.

Em suas letras, usava um humor ácido para falar sobre política e atacar instituições e partidos, citando desde Juscelino Kubitschek a Dilma Rousseff. Confira algumas sátiras de Juca Chaves.

Morre Juca Chaves: relembre sátiras

PRESIDENTE BOSSA NOVA

Um das mais clássicas obras de Juca Chaves é a música "Presidente Bossa Nova". Na letra, o músico satiriza o presidente Juscelino Kubitschek. A canção chegou a ser censurada, na época. Veja trecho da letra:

"Bossa nova mesmo é ser presidente

Desta terra descoberta por Cabral

Para tanto basta ser tão simplesmente

Simpático, risonho, original

Depois desfrutar da maravilha

De ser o presidente do Brasil

Voar da Velhacap pra Brasília

Ver a alvorada e voar de volta ao Rio"

LAVA-JATO E DILMA ROUSSEFF

Mais recentemente, Juca Chaves usou a Operação Lava-Jato e a presidente Dilma Rousseff como tema de outra sátira. Na canção "Adeus em ritmo de Lava-Jato", ele tece críticas ao PT.

“A honestidade há muito já sumiu

As consequências vêm sempre depois

Por isso, todo dia, pra alegria do Brasil

Morre um ladrão e nascem dois”.

ASSISTA A "ADEUS EM RITMO DE LAVA-JATO" NA ÍNTEGRA


Críticas pessoais ao PT

Fora dos palcos, Juca Chaves chegou a participar de um ato contra o Partido dos Trabalhadores e contra a então presidente Dilma Rousseff, em 2015, na Avenida Paulista.

Vestindo camiseta amarela, ele teceu críticas ao governo durante uma entrevista a um canal da internet.

"Isso fez o governo ver que tudo que ele fez tava errado. Prestigiar ditadura e países ditatoriais chamando de democráticos, estragando a palavra democracia. Dar dinheiro e não educação para o povo. Fazer o povo sofrer como está sofrendo", disse Juca.

"Tão evidente o prestígio que o nosso governo dá a Venezuela, que um país ditatorial, a Cuba, que tem a ditadura mais antiga do mundo. No Brasil isso poderá acontecer, se nós seguirmos a chamada cartilha do Partido Comunista de 1950", declarou. ASSISTA ABAIXO.


APOIO AO PT?

Em agosto de 2022, porém, Juca Chaves publicou em seu perfil particular do Facebook uma imagem que sugere apoio ao presidente Lula na Eleição de 2022.

Ele compartilhou uma foto da entrevista de Lula ao Jornal Nacional com a seguinte frase: "Não foi uma entrevista. Foi uma aula". O post original, criado por uma apoiadora de Lula, destaca os pontos positivos do petista durante a entrevista.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.