A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, neste Sábado (20), um suspeito de planejar um atentado em Brasília. Identificado como sendo o corretor de imóveis Lucas Leitão Ribeiro, a prisão foi feita pela Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev), após ele ser monitorado por publicações nas redes sociais com ameaças.
De acordo com as autoridades, Lucas usava suas redes sociais para publicar “ameaças explícitas” e fazer convocações violentas, incitando o confronto armado, além de ações coordenadas contra autoridades. Em dezembro do ano passado, ele chegou a ser preso na Bahia, enquanto se dirigia a Brasília. Na época ele confessou o planejamento de um atentado.
“Estávamos monitorando e conseguimos detectar que ele demonstrou o mesmo comportamento do ano passado, exteriorizando a vontade de vir a Brasília e proferir ataque às instituições”, disse o delegado da DPCev, Fabrício Borges.
Em trechos divulgados pelas autoridades incluem declarações do corretor onde convocava pessoas “para uma guerra” e que no Brasil deveria conquistar outros países. “Já temos um primeiro país para conquistar: Portugal”. Ele ainda chamou pessoas para bloquear rodovias e afirmou ter intenção de “virar o ano no presídio”.
