O diretor espanhol Oliver Laxe gerou repercussão negativa nas redes sociais ao comentar de forma crítica a participação do Brasil no Oscar 2026 durante uma entrevista ao talk show espanhol La Revuelta, exibida na última quinta-feira (22).
O cineasta concorre com o filme “Sirāt” nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco, as mesmas em que disputa com a produção brasileira “O Agente Secreto”, dirigida por Kleber Mendonça Filho e estrelada pelo baiano Wagner Moura.
Ao abordar a presença de brasileiros na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Laxe afirmou que o grupo seria “ultranacionalista” e ironizou o apoio aos filmes do país.
Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele”, disse.
A declaração ocorre justamente no ano em que o Brasil alcança o maior número de indicações de sua história na premiação. Em 2026, o país concorre em cinco categorias. “O Agente Secreto” está indicado a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco, enquanto “Sonhos de Trem” disputa o prêmio de Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
Assista:
