Depois de lançar consultas e permitir transações financeiras pelo
WhatsApp, o Banco do Brasil (BB) tornou-se o primeiro banco a lançar o serviço
de saques pelo aplicativo de mensagens. A ferramenta dispensa o uso de cartão
para concluir a operação.
As retiradas estão limitadas a R$ 300 por dia, sempre em valores
múltiplos de R$ 10. Para iniciar a operação, o cliente inicia uma conversa pelo
WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando “saque sem” ou “saque sem
cartão”. O chatbot (assistente virtual ativado por inteligência
artificial) perguntará o valor do saque, cabendo ao cliente digitar a senha do
cartão para confirmar o saque.
Com o código informado pelo assistente virtual, o cliente deve
dirigir-se a qualquer terminal de atendimento do Banco do Brasil. O código tem
validade até as 23h59 do dia do pedido. Segundo a instituição financeira, a
solução é totalmente segura porque as mensagens são criptografadas de ponta a
ponta, impedindo o rastreamento por terceiros.
Com o serviço de saque, os clientes do BB podem fazer 15 tipos de
transações pelo WhatsApp. Em junho, o banco lançou as consultas de saldos
e de extratos pelo aplicativo. Em outubro, foram iniciadas
as transações financeiras, com serviços como transferência entre contas e
recarga de celular.
No fim de novembro, o BB passou a oferecer a recarga do
Bilhete Único de transporte coletivo para os moradores do município de São
Paulo. Desde o lançamento do piloto, o banco registrou mais de 200 mil
operações de recarga.
Inteligência artificial
Desde 2017,
o Banco do Brasil utiliza o Watson, assistente de inteligência artificial
desenvolvido pela empresa IBM, para ajudar os funcionários a resolver os
problemas dos clientes. Em agosto de 2017, a tecnologia começou a ser usada
para dar suporte aos pedidos dos clientes no Facebook Messenger. O assistente
virtual responde usando uma linguagem natural e aprende constantemente com base
nas interações dos usuários. Em todos os aplicativos, o cliente passará a ser
ajudado por um funcionário do BB caso seja necessário atendimento humano. (Via: Agência Brasil)
Blog: O Povo com a Notícia