Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 29 de junho de 2019

Conta de luz terá bandeira amarela e ficará mais cara em julho


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária na conta de luz para julho será amarela, o que representará um custo adicional de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

O mecanismo, que gera cobranças adicionais em momentos de menor oferta de geração, foi influenciado pela previsão hidrológica para o mês, que aponta tendência de redução nos níveis dos principais reservatórios de hidrelétricas, com vazões abaixo da média, dado que julho é um mês de seca típica em importantes bacias hidrográficas do país, disse a agência.

"Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)", afirmou a Aneel em comunicado.

A bandeira tarifária havia sido verde até abril, patamar que não gera custos adicionais. Com o final das chuvas de verão, houve bandeira tarifária amarela em maio, sendo que uma melhoria nas precipitações ainda levou a uma inesperada bandeira verde também em junho. (Via: Folhapress)

Blog: O Povo com a Notícia