A restrição de mobilidade por conta da
pandemia do novo coronavírus fez com que o IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística) substituísse as coletas presenciais das pesquisas
estatísticas por levantamentos feitos por telefone.
Desde
a última semana, técnicos do instituto estão realizando a captação de dados das
pesquisas conjunturais ligando de casa em casa. No entanto, o órgão vem
enfrentando dificuldade para que a população atenda às ligações e responda aos
questionários.
Segundo
Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, a resposta aos
questionários por meio do telefone é uma forma de contribuir com o país neste
momento de mudanças profundas na economia. Os agentes irão se identificar que
representam o instituto logo no início da ligação, a fim de evitar confusões
com telemarketing.
Os
questionários foram ajustados para facilitar o preenchimento por parte do
entrevistado. Bastam cerca de 15 minutos para completar todo o material.
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Precisamos que a população atenda às ligações para que possamos ter a
divulgação das informações de emprego e outros indicadores num momento que
estamos diante de uma crise mundial. É uma informação fundamental para
formuladores de políticas públicas e assessores econômicos, afirma.
As
estatísticas do IBGE funcionam como um “termômetro da economia”. É por meio dos
indicadores produzidos pelo instituto que tomadores de decisões saberão adotar
políticas públicas para combater os efeitos do coronavírus na saúde e na
atividade produtiva nacional.
Blog: O Povo com a Notícia