Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 30 de março de 2020

Prefeitos pedem a Paulo Guedes urgência no pagamento do auxílio de R$ 600,00 aos trabalhadores informais


Conforme informou o blog do Jamildo, neste domingo, 29 de março, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e os presidentes das entidades estaduais de Municípios, se reuniriam com o ministro da Economia, Paulo Guedes, virtualmente, para debater ações para minimizar os efeitos do novo coronavírus (Covid-19) e os cofres municipais.

Os itens principais da pauta foram a liberação de recursos para o combate e prevenção ao coronavírus, e a liberação imediata dos recursos já anunciados para socorrer trabalhadores, sobretudo os autônomos e da economia informal, empreendedores e empresas.


Glademir Aroldi falou das pautas que a entidade espera que o governo atenda para viabilizar a gestão por parte dos prefeitos em todo Brasil.


Pleitos apresentados pelos prefeitos

Recomposição do FPM, tendo em vista a redução drástica da arrecadação dos municípios;
Manutenção dos programas de investimento para o Nordeste hoje sob a coordenação de instituições como Banco do Nordeste, Coodevasf e Sudene;

Agilização do Auxílio de R$: 600,00 (Seiscentos reais) para os trabalhadores autônomos ou informais;

Urgente oferta de crédito e incentivos a pequenas e médias empresas, buscando a manutenção dos empregos e da sustentabilidade da economia Regional;

A liberação dos recursos do seguro-safra, cujas contrapartidas a maioria das Prefeituras já depositou, de forma excepcional para socorrer os agricultores familiares do Nordeste.

Cadastro para agilizar ajuda aos informais

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, presidente da AMUPE, participou neste domingo (29) da videoconferência com Paulo Guedes e a diretoria da Confederação Nacional dos Municípios.

Apenas 5 prefeitos tiveram direito a uso de fala, dentre eles José Patriota, representando os prefeitos do Nordeste. Além deles, também falou o presidente da CNM, Glaudemir Aroldi.

O prefeito Patriota expressou os problemas enfrentados pela população do Nordeste, neste momento de calamidade pública.

“Foi um diálogo bastante produtivo, o ministro nos orientou a consolidar os cadastros dos futuros beneficiários do programa de renda mínima, tomando como base o cadastro único, que todas as Prefeituras já tem, e ampliando esse cadastro com a inclusão dos trabalhadores autônomos e os que estão na informalidade, que são os que mais sofrem com esse período de isolamento social e a paralisação de suas atividades produtivas,” destacou Patriota.

Geraldo Julio faz críticas

“Você ou sua empresa já recebeu alguma ajuda do governo federal pra superar esta crise? O momento é desafiador e o Brasil pouco tem feito para que trabalhadores, empregadores e governos estaduais e municipais tenham fôlego para os tempos difíceis que se apresentam. Sem que cada um faça a sua parte, tudo fica ainda mais difícil”, reclamou Geraldo Julio, nesta segunda.

Blog: O Povo com a Notícia