O Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS) abriu canais alternativos de atendimento desde que suas agências
fecharam para público com o objetivo de combater a disseminação do coronavírus.
Agora o atendimento pode ser por telefone ou pela internet.
Os
benefícios de aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade e outros
temas podem ser solucionados sem sair de casa. Se o contribuinte prefere usar o
telefone para falar com a instituição, pode ligar para 135, que a central
funciona de segunda a sábado de 7h às 22h.
Outra
opção é utilizar a internet na parte “Meu INSS” baixando o aplicativo ou no
computador. Além de formular pedidos de benefícios, o segurado poderá
acompanhar o andamento do processo e além de consultar.
No
aplicativo também é possível simular a aposentadoria, enviar documentos,
consultar vínculos trabalhistas e extratos de recolhimento. O segurado pode
também consultar o calendário de pagamentos dos benefícios. o aplicativo
está disponível para Android e iOS.
Como fazer
O
aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais com o nome de “Meu
INSS”. Após baixar, o segurado deverá instalar o aplicativo, em seguida, ele
deverá se cadastrar para começar a utilizar os serviços.
Caso
o segurado esteja com dificuldade para cadastrar a senha no aplicativo, o vídeo
disponível no site do próprio INSS ensina passo a passo
o procedimento. No site do INSS também é possível encontrar uma lista de perguntas e
respostas sobre o assunto.
Blog: O Povo com a Notícia