Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 3 de dezembro de 2022

Pernambuco registra a maior taxa de assassinatos no Brasil entre os nove primeiros meses de 2022

Entre os meses de janeiro e setembro de 2022, o estado de Pernambuco registrou a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do Brasil. No primeiro trimestre foram registrados no estado 2.540 assassinatos. Isso equivale a uma taxa de 26,3 mortes violentas a cada 100 mil moradores do estado.

Os dados são do Monitor da Violência foram divulgados nesta sexta-feira (02) e têm como base informações repassadas pelas secretarias estaduais de Defesa e Segurança Pública. Estão contabilizadas no número as vítimas do crimes como homicídio doloso (incluindo feminicídio), latro.

Homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)

latrocínios (roubos seguidos de morte)

lesões corporais seguidas de morte.

A taxa de mortes é bem maior que a do Brasil, que é de 14,15 mortes por 100 mil habitantes. Foram, no acumulado do ano, 30.187 mortes violentas nos 26 estados e Distrito Federal. Pernambuco responde por 8,4% desse total, embora sua população, de 9,6 milhões de habitantes, seja 4,5% da brasileira.

Ainda de acordo com o g1PE, o Monitor da Violência também aponta que houve queda de 3% no número de mortes no Brasil, no acumulado de janeiro a setembro, em comparação a 2021, quando houve 31.252 mortes violentas. Na maioria dos estados também houve redução, mas em 11, incluindo Pernambuco, os assassinatos aumentaram e relação ao ano passado.

Nos três primeiros trimestres do ano passado, o estado teve 2.499 mortes violentas, 41 a menos que neste ano. A taxa de mortes por 100 mil habitantes era ligeiramente menor, 26.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia