Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Atos terroristas em Brasília: Valdemar Costa Neto decreta culpado pelo vandalismo de 8 de janeiro; Veja

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, decretou quem foi o culpado pelos atos terroristas de Brasília que aconteceram no dia 8 de janeiro, por parte de apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (20), o dirigente isentou o ex-chefe do Executivo federal pela responsabilidade quanto aos ataques e depredações em prédios dos Três Poderes, mas apontou o causador das ações golpistas.

“A culpa de tudo isso é do governo atual. São eles quem mandam no Exército, nas policias e isso aconteceu. Não tinha policial suficiente para defender os prédios federais”, disse o dirigente, em entrevista à rádio CBN.

Já sobre eventual participação de Bolsonaro nos ataques, Costa Neto pontuou que o correligionário não teve qualquer responsabilidade na questão.

"A responsabilidade é do ministro da Justiça(Flávio Dino) que fez uma portaria que dizia que a Força Nacional iria defender os blocos federais e não tinha um cidadão da Guarda Nacional lá. Ninguém incentivou nada. O silêncio de Bolsonaro vem desde a derrota nas eleições”, disse.

Retorno ao Brasil

Na ocasião, o presidente nacional do PL foi questionado sobre o retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil - ele deixou o país no dia 30 de dezembro, dois dias antes do fim da gestão dele. O liberal está hospedado em uma mansão na Flórida, nos Estados Unidos, que pertence ao ex-lutador de MMA, José Aldo.

Segundo Costa Neto, o próprio ex-presidente teria dito que retornaria no final deste mês. A intenção da sigla é manter Bolsonaro no partido como uma liderança destacada.

“Quero de qualquer forma o Bolsonaro aqui no Brasil, trabalhando e prestigiando o partido, indo nos nossos eventos, visitando as cidades. E principalmente a esposa dele, a dona Michelle (Bolsonaro). Michelle se revelou com um carisma impressionante. Com isso, nós queremos eles para que fortaleçam o nosso partido”, disse.

Outro assunto abordado na entrevista à CBN foi a chamada "Minuta do Golpe". Na oportunidade, o dirigente afirmou que documentos semelhantes àquele apreendido na casa do ex-ministro Anderson Torres, pela Polícia Federal, foram vistos por ele. Segundo Valdemar da Costa Neto, muitas pessoas enviaram relatórios com ideias ilegais para impedir que o presidente Lula tomasse posse.

“Olha, fiquei surpreso [quanto ao documento encontrado na casa de Torres], lógico! Mas acontece que daquele documentos, vários outros circularam. Teve gente que me mandava proposta de qual lei ou artigo eu tinha que usar para não deixar o Lula assumir. As propostas vinham de todo lugar. Aquilo que acharam na casa do ex-ministro da Justiça pode ter sido uma dessas”, disse. (Via: Agência Brasil)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com Notícia