Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Lula, o previsível, é “bandido”? Corra, PT, para calar a boca de Temer

Eu gosto de Lula porque ele é previsível. Se eu fosse mais organizado, daria para deixar dez artigos previamente agendados para publicação, comentando o que ele fez ou disse, e bastaria publicá-los no devido tempo e com poucas atualizações factuais. Um exemplo desta semana da previsibilidade presidencial: a decisão de dar dinheiro dos trabalhadores e pagadores de impostos, via BNDES, aos amigos da esquerda latino-americana. Lula fez, Lula faz.

Outra bola cantada é a tentativa de limitar a liberdade de expressão, a pretexto de coibir a difusão de fake news. O que Lula não conseguiu levar adiante no seu primeiro mandato, com a criação de um Conselho Federal de Jornalismo, para “fiscalizar” a imprensa independente, ele está fazendo agora, ao instituir por decreto uma certa Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, ligada à Advocacia Geral da União (AGU). Ela atuará em casos de “ameaça à integridade da nação” e para combater “a desinformação sobre políticas públicas”.

É tranquilizador saber que a AGU petista, dirigida por Jorge Messias, o popular Bessias, vai defender a integridade da nação, passando por cima da Constituição. Para tanto, ela tirou da sua cartola de boas intenções a tipificação de desinformação, sem previsão legal. É “mentira voluntária, dolosa, com o objetivo claro de prejudicar a correta execução das políticas públicas com prejuízo à sociedade e com o objetivo de promover ataques deliberados aos membros dos Poderes com mentiras que efetivamente embaracem o exercício de suas funções públicas”. Explico: a AGU petista quer tirar do ar opiniões e notícias das quais o governo não goste. Muito justo, ué. Para regulamentar essa boa intenção, dando-lhe ares de legitimidade, Bessias convidou associações de jornalistas para participar de um grupo de trabalho, juntamente com advogados, juízes e procuradores. Desenho: o Conselho Federal de Jornalismo foi criado sem precisar ser criado.

É de se perguntar se a AGU petista tiraria do ar uma desinformação que o ministro da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, publicou no Twitter: a de que “não existe risco de calote” nos financiamentos do BNDES aos governos caloteiros que são amigos de Lula. Espero que perguntar ainda não ofenda. Paulo Pimenta é muito criativo, entendo. Ele inventou na Secom, veja só, um Departamento de Promoção da Liberdade de Expressão, para fazer o contrário do que diz o seu nome. Pimenta mais leve, em todo caso, do que o “Pacote da Democracia” que Flávio Dino se prepara para jogar nas nossas cabeças.

Outra pergunta, se é que ainda permitem: no seu bom combate, Bessias e companhia tirariam do ar a mentirinha inocente publicada no site do Palácio do Planalto de que o impeachment de Dilma Rousseff foi golpe?

Aliás, essa mentirinha inocente foi repetida por Lula na viagem oficial desta semana. Michel Temer, acusado de ser golpista, rebateu por meio de uma nota nas suas redes sociais:

“Mesmo tendo vencido as eleições para cuidar do futuro do Brasil, o presidente Luis Inácio Lula da Silva parece insistir em manter os pés no palanque e os olhos no retrovisor, agora tentando reescrever a história por meio de narrativas ideológicas.

Ao contrário do que ele disse hoje em evento internacional, o país não foi vítima de golpe algum. Foi, na verdade, aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição.

E sobre ele ter dito que destruí as iniciativas petistas em apenas 2 anos e meio de governo, é verdade: destruí um PIB [Produto Interno Bruto] negativo de 5% para positivo de 1,8%; inflação de dois dígitos para 2,75%; juros de 14,25 para 6,5%; queda do desemprego ao longo do tempo de 13% para 8% graças a reforma trabalhista; recuperação da Petrobras e demais estatais graças a Lei das Estatais; destruí a Bolsa de Valores que cresceu de 45 mil pontos para 85 mil pontos. Cometi a destruição de elevar o recorde na produção de grãos, nas exportações e na balança comercial. Como se vê, com a nossa chegada ao governo o Brasil não sofreu um golpe institucional, foi sim ‘vítima’ de um Golpe de Sorte.

Recomendo ao presidente Lula que governe olhando para a frente, defendendo a verdade, praticando a harmonia e pregando a paz.

A jornalista Dora Kramer publicou no Twitter que conversou com Michel Temer. De acordo com ela, o ex-presidente emedebista “promete falar verdades se Lula insistir nos ataques”. Irritado com o petista, Michel Temer disse também a Dora Kramer: “Fui secretário de segurança, sei lidar com bandido”.

Lula, o previsível, é “bandido”? Corra, PT, para calar a boca de Michel Temer. É por essas e outras que o governo precisa logo estabelecer as suas verdades. (Via: Voluna do Mário Sabino - Metrópoles)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia