Um navio cargueiro saído do Brasil foi interceptado pela Guarda Civil da Espanha com 4,5 toneladas de cocaína, e a ação resultou na prisão de 15 tripulantes da embarcação. O caso aconteceu no dia 18 de janeiro, mas só foi divulgado nesta quarta-feira (25).
A apreensão aconteceu próximo as Ilhas Canárias. O navio, chamado 'Blume', opera sob a bandeira do Togo, e havia saído do Porto de Santos, em São Paulo, no dia 20 de dezembro. Não se sabe, no entanto, se a droga foi abastecida em território brasileiro. O cargueiro tinha como destino Riga, na Lituânia.
A operação contou com a ajuda de diversas entidades internacionais e se iniciou com o alerta de um possível envolvimento da embarcação com o tráfico de drogas na América do Sul.
A mercadoria oficialmente declarada era de 200 toneladas de café, bem abaixo da capacidade real de carga do navio, o que chamou a atenção dos funcionários encarregados da operação. Durante inspencionamento, encontraram a droga escondida.
Dos 15 tripulantes do navio, dois eram albaneses e 13 paquistaneses. Todos foram detidos e encaminhados para o porto de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.
Blog: O Povo com a Notícia