Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 21 de março de 2023

Chefão “nazista” que comandava ataques no RN morre após tiroteio com a polícia

Um dos chefes da facção criminosa que administrava os ataques realizados no estado do Rio Grande do Norte morreu, nesta terça-feira (21), durante confronto com a polícia. Acima de tudo, a trocação ocorreu na cidade de Icapuí, situada no estado do Ceará, onde ele estava escondido.

Identificado como Francisco Allison de Freitas, chamado popularmente como “Nazista”, o homem virou alvo da operação da Polícia Civil. Ao notar a presença dos agentes, ele reagiu prontamente. Aos 29 anos, o suspeito chegou a ser resgatado e levado ao hospital, porém, com a gravidade dos ferimentos não resistiu. 

Os policiais entendem que Francisco era responsável por comandar os ataques da facção no município de Mossoró, além da região. Além de “Nazista”, armas e munições também foram apreendidas. 

Dominó da facção perdeu outro alvo

O fim da linha também chegou para outro membro da facção criminosa que atuava no RN. Aos 29 anos, José Wilson da Silva Filho, que estava como foragido dos sistemas prisionais do estado, assim como da Paraíba, morreu depois de confrontar a polícia, na cidade de João Pessoa, na madrugada da última quinta-feira (15). 

Na ocasião, o rapaz já vinha sendo monitorado há cerca de um ano, de acordo com o delegado do Departamento de Investigação Contra o Crime Organizado no Rio Grande do Norte (DEICOR-RN), Luciano Augusto.

“Com os recentes ataques oriundos de ordens vindas do presídio, ele era um dos poucos integrantes do grupo em liberdade, e estava orquestrando o cumprimento destas ordens. Nós intensificamos a investigação contra ele e identificamos que ele atuou fornecendo armamentos, dinheiro e determinando os locais dos ataques que aconteceram nos últimos dias”, apontou o delegado.

Intervenção do governo estadual

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (20), a disponibilização de cerca de R$ 100 milhões extras para o combate da crise de segurança pública no Rio Grande do Norte. Há cerca de uma semana, a região sedia uma onda de ataques a prédios públicos, assim como privados, por membros de facções criminosas.

Dino ressaltou que os recursos vão ser endereçados a realização de obras, aquisição de novas viaturas, além da expansão do sistema penitenciário do estado.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia