Nesta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou de forma sarcástica sobre a intenção de remodelagem do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
O retorno da taxa foi comunicado pelo secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda do Governo Lula (PT), Marcos Barbosa Pinto, na última quinta-feira (16).
O seguro foi cobrado até 2020 e a partir de 2021 os motoristas de automóveis estavam isentos do DPVAT.
De acordo com o ex-presidente, durante o seu governo, houve "Diminuição no número de acidentes, bem como melhor gestão da seguradora (sem corrupção)".
Além disso, Bolsonaro também ironizou sobre o petista "Para Lula está muito fácil governar: é só desfazer o que Bolsonaro fez", as críticas foram feitas na rede social do ex-chefe de Estado, nesta sexta-feira (17).
DPVAT
A partir do ano que vem, a perspectiva é de que a taxa volte a ser cobrada, já que as sobras do montante anterior não suprimem as necessidades para além de 2023.
Segundo Pinto, o DPVAT tem como administração temporária a Caixa, que realiza os pagamentos dos acidentes.
"Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso", disse o secretário, nessa quinta-feira (16), durante evento da Confederação Nacional de Seguros (CNSeg).
Blog: O Povo com a Notícia