Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 13 de março de 2023

Entenda porque LULA NÃO QUER CPI sobre atos de 8 de janeiro

Dois meses depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, senadores buscam criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas o presidente Lula (PT) é contra a instalação de uma CPI sobre o assunto. Entenda porque Lula não quer CPI sobre crimes de 8 de janeiro e veja planos do governo para diminuir relevância da CPI.

LULA NÃO QUER CPI sobre atos antidemocráticos de 8 de janeiro; entenda motivo

A justificativa política apresentada pela CNN Brasil, é de que o governo Lula teme que as investigações da CPI sobre os atos antidemocráticos acabe por ofuscar as ações positivas que serão implementadas pela gestão.

Também é visto como motivo para Lula não querer uma CPI, o medo de uma instabilidade política dentro do Congresso Nacional, que poderá prejudicar a votação de propostas de interesses do governo, como o caso da reforma tributária.

A razão oficial dada pela gestão Lula é de que não existe necessidade de uma CPI sobre os atos de 8 de janeiro, já que o assunto já está sendo investigado pelo Ministério Público e a Polícia Federal.

A ideia de que Lula não quer uma CPI já é tão notório que aliados do governo já indicam que existe um pedido para retirada das assinaturas e para evitarem o tema. Também existe a possibilidade do governo incentivar a criação de CPIs que esvaziem a força da investigação sobre 8 de janeiro.

Em resumo, Lula não quer uma CPI porque deseja evitar conflitos políticos para conseguir aprovar suas propostas e não nublar o início de sua gestão com a imagem negativa dos atos antidemocráticos. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia