Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 18 de março de 2023

Janja 'some' após holofotes e dá espaço a boatos sobre ciúme; Saiba mais

Primeira-dama da República, Rosângela da Silva, a Janja, foi um dos nomes de destaques durante o governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no início da gestão. O último ato de protagonismo de Janja, no entanto, foi após a viagem de Lula à Casa Branca para encontro com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.

Desde então, Janja 'sumiu'. Por exemplo: está há seis dias sem publicar sua imagem nas redes sociais e Janja faltou à comemoração dos 43 anos do PT, na segunda-feira (13), apesar de ter lugar reservado no palco do evento.

Na terça (14), Janja também não compareceu ao jantar para celebração do aniversário do partido nem acompanhou Lula e sua comitiva na viagem oficial à Bahia, quando entregou casas populares e reinaugurou o programa Minha Casa, Minha Vida, em Santo Amaro.

Janja só reapareceu na última sexta-feira (17), em mensagem endereçada às mulheres durante o Carnaval. No vídeo institucional, Janja recomenda que recorram ao 180 em caso de violência.

Segundo a assessoria de comunicação, Janja estava fazendo um tratamento oftalmológico. Na segunda, fez exames que exigiram dilatação de pupila e não se recuperou a tempo de chegar ao evento. Ainda segundo a assessoria, foi recomendado um repouso de 48 horas em decorrência do tratamento.

Quebrado apenas na manhã desta sexta, o retiro virtual da primeira-dama já tinha começado antes. Nos dez primeiros dias de fevereiro, Janja publicou 18 imagens suas no Twitter. Do dia 11 ao 16, Janja fez apenas duas postagens na rede. Não aparece nelas.

Na quarta-feira (15), ela publicou a fotografia da cachorra Resistência nos jardins do Palácio da Alvorada. Na véspera, reproduziu um vídeo promocional das ações do governo publicado na página de Lula. Por três dias, não houve postagens.

Essa reclusão contrasta com o ritmo de postagens do período de 3 a 10 fevereiro, dia em que foram publicadas cinco fotos da primeira-dama, sendo duas ao lado do presidente americano, Joe Biden.

"O Brasil brilhando no mundo! Acompanhando @lulaoficial neste dia que marca mais uma etapa na retomada do protagonismo internacional do nosso país. Obrigada, @JoeBiden, pela recepção", escreveu a primeira-dama.

Além das imagens ao lado do presidente dos EUA —fontes de inspiração para memes nas redes sociais—, Janja também levou à internet um arranjo de flores enviado pela primeira-dama americana, Jill Biden.

"Thanks Jill!", publicou.

Desde então, Janja adotou uma postura diferente nas redes sociais e nas agendas de Lula.

A ausência da primeira-dama nos eventos do aniversário do PT e nas recentes viagens do presidente alimentou, entre aliados, rumores de que teria sido orientada a preservar sua imagem, evitando ainda que sua popularidade se sobreponha à de Lula.

No caso específico dos eventos do PT, sua ausência é interpretada como sinal de rusgas com a cúpula do partido fundado pelo marido.

O protagonismo de Janja em Brasília também tem estremecido a relação de líderes do centrão com o governo. Integrantes do grupo político criticam a influência da primeira-dama e citam inclusive a presença dela na reunião entre Lula, ministros e a cúpula do Congresso no dia 8 de janeiro.

Pessoas próximas do casal, no entanto, afirmam que a resistência e o estranhamento à atuação de Janja são provocados por ciúmes de correligionários e por machismo.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.