Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 20 de março de 2023

Nordeste: Água encontrada em ‘Buraco Azul’ pode causar câncer no pâncreas, rins e fígado, dizem especialistas

Uma água contaminada com resíduos de explosivos no "Buraco Azul", em Juazeiro do Norte, no Ceará, pode causar problemas no pâncreas e nos rins dos banhistas, de acordo com o diretor da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), Eraldo Oliveira.

Segundo especialistas que estiveram no local, após a realização de testes com a água, foi constatado que os tons azulados e verdes se devem à presença de componentes químicos usados para explorar as rochas. Essas substâncias causam prejuízos à saúde.

Segundo o portal G1, uma placa de "Perigo" foi colocada na entrada do "Buraco Azul" na última sexta-feira (17). Mesmo assim, banhistas foram flagrados tomando banho no local.

"As afecções nos rins, pâncreas e fígado podem ser uma realidade, pois como os metais em geral são cancerígenos, a área precisa ser monitorada e liberada com segurança", detalhou o presidente da Amaju.

Eraldo também detalhou que, como se trata de uma mineração em desativação, há riscos de que haja um grande índice de metal pesado, "pois o uso de dinamites carrega resíduos com esse tipo de contaminação."

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia