Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Pernambuco lança programa para aproximar pacientes internados e familiares por meio de videoconferências


Para minimizar o isolamento necessário aos pacientes internados com covid-19, o Governo de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (5) a criação do programa visita.com.

Segundo a gestão, unidades da rede estadual de saúde estão recebendo tablets e roteadores wi-fi para possibilitar o contato de familiares e pacientes por meio de videoconferências.

Além de permitir as visitas virtuais, o visita.com será um canal de comunicação entre as equipes médicas e as famílias, que poderão acompanhar a evolução clínica e o processo de recuperação dos pacientes por meio de boletins diários.

Para implantar o visita.com, o Governo do Estado teve o apoio de parceiros privados, que doaram 100 tablets e 20 roteadores.

Com os tablets, serão realizadas videochamadas pelo WhatsApp. Cada unidade de saúde terá uma equipe de “Comunicação e Acolhimento”, formada por profissionais que não estão lidando com cuidados assistenciais.

A rotina de visitas virtuais será feita com ao menos uma intervenção diária, de acordo com o fluxo hospitalar, e cada paciente terá um familiar de referência.

“A situação de pandemia pela Covid-19 impôs restrições de visitas e acompanhantes. No entanto, a interação social, além de humanizar o atendimento hospitalar, é, sem sombra de dúvidas, de suma importância para contribuir na recuperação dos pacientes. Além disso, é fundamental que os familiares possam estabelecer um canal para esclarecimento sobre a evolução clínica e o processo de recuperação do paciente. Por isso, vamos usar a tecnologia a favor do usuário do SUS”, diz o secretário André Longo.

O tempo recomendado é de 5 a 10 minutos por paciente, e haverá acolhimento psicológico antes e após as visitas.

No caso dos pacientes sem capacidade verbal efetiva, as equipes irão optar por chamadas em viva-voz.

Inicialmente, o visita.com será implantado nos hospitais de Referência Covid-19 – Boa Viagem, Universitário Oswaldo Cruz, Agamenon Magalhães e Dom Hélder Câmara.

Blog: O Povo com a Notícia