Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Vereador Paulo Valgueiro conversa com representantes do Fórum Popular de Cultura sobre políticas públicas voltadas a classe artística de Petrolina


Na tarde desta quarta-feira (27), o vereador e líder da Bancada de Oposição de Petrolina, Paulo Valgueiro, participou de uma reunião virtual com a Comissão Representativa do Fórum Popular de Cultura para debater sobre a implantação de políticas permanentes voltadas aos artistas locais e a necessidade de adoção de medidas emergenciais para enfrentamento da crise provocada com o surgimento do Novo Coronavírus (Covid 19). De acordo com o integrante da Comissão, Juliano Valera, também foi formalizado o convite ao Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira, ao Secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena e ao líder da Bancada Governista Aero Cruz, mas nenhum dos representantes do governo municipal participou do encontro.

Ainda de acordo a Comissão, no dia 04 de maio foi protocolada uma carta no site da prefeitura com solicitações à gestão municipal, mas até o momento não houve resposta. Na carta, os artistas pedem mais atenção para a classe artística local e listam medidas de amparo emergenciais: lançamento de um edital emergencial de cultura para movimentar o setor e remunerar seus trabalhadores; um edital emergencial de vídeo aulas e vídeo conferências para compartilhamento de saberes da cultura local; que o executivo municipal ofereça à população um espaço ou canal de fruição online das artes nas diversas linguagens, inclusive, da cultura popular local; um auxílio financeiro para trabalhadores da cultura que não tiveram acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal; a disponibilização de cesta básica para esse público artístico; e o mapeamento e cadastro on line de artistas locais e suas áreas de atuação em uma plataforma que sirva tanto de levantamento de dados quanto de difusão das produções locais.

“Nós estamos esquecidos e menosprezados pelo governo municipal que em momento algum mostrou-se disponível de ouvir os artistas locais, para compreender o quanto estamos sofrendo com essa crise sanitária e econômica. Estamos buscando diálogo há bastante tempo e até agora nem fomos ouvidos, é o reflexo do desprezo a classe artística de Petrolina”, pontua Varela.

Durante a reunião virtual, Paulo Valgueiro assegurou que levará os pleitos ao conhecimento dos colegas vereadores e encaminhará solicitações ao Executivo municipal reforçando as reivindicações da categoria. “Vamos sugerir editais emergenciais para este momento de pandemia em amparo à classe trabalhadora da cultura local, e manifestar também a necessidade de criação de políticas públicas permanentes voltadas à classe artística de Petrolina. Vamos buscar facilitar o debate para abrir um canal de diálogo com os poderes Executivo e Legislativo com o objetivo principal de defender as demandas da cultura de nosso município. Nossa classe artística precisa ser valorizada”, destacou Valgueiro.

O Fórum Popular de Cultura vem se reunindo sistematicamente desde o ano passado e, agora, aguarda a aprovação no Senado da Lei de Emergência Cultural, já aprovada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 26. A Proposta é para destinação de R$ 3,6 bilhões aos Estados e Municípios, na aplicação de ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o período de isolamento decorrente da pandemia do Novo Coronavírus. Eles aguardam a interiorização da discussão para que o Governo de Petrolina adote medidas para os artistas locais. (Via: Ascom - Mônia Ramos/ Jornalista - Assessoria de Imprensa da Bancada de Oposição Petrolina)

Blog: O Povo com a Notícia