Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Ministra do STF faz suspense sobre tema sensível para o país e irrita colegas; Saiba detalhes

Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber vem fazendo mistério sobre a sua posição acerca de um tema sensível para o país e que foi determinante nas últimas eleições. Desde que assumiu o comando da Suprema Corte, em setembro, Weber vem liberando a pauta com lentidão.

A pauta de uma semana só tem sido divulgada na sexta-feira da semana anterior. Os ministros só só descobrem o que vão julgar no plenário com poucos dias de antecedência.

Segundo a colunista Bela Megale, do Jornal O Globo, os colegas da Ministra começaram a falar sobre o tema nos bastidores. Rosa Weber é relatora de quatro ações contra o tema.

“Isso é horrível, porque prejudica tudo, prejudica a gestão dos gabinetes, a construção dos votos, a qualidade do próprio julgamento”, disse um ministro reservadamente à equipe da coluna.

O tema em questão é o orçamento secreto, principal instrumento fisiológico de distribuição de emendas, controlado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que busca reeleição na Casa.

Na última quinta-feira (1), a ministra liberou essas ações para julgamento, e só na noite de sexta-feira ela confirmou que o julgamento será feito na próxima quarta-feira (7). Os cinco dias de antecedência são atípicos.

A nível de comparação: os três presidentes anteriores divulgavam as pautas com meses de antecedência, fazendo ajustes somente em casos de urgência.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.